estação total
A topografia nos últimos anos obteve um grande avanço tecnológico, evoluindo de teodolitos e níveis óticos-mecânicos, para atualmente, utilizar a estação total, que é a união do teodolito, com um distanciômetro eletrônico, mais uma unidade de computador com memória, para cálculo e armazenamento de dados levantados.
Com os dados do projeto e suas respectivas coordenadas devidamente guardadas na memória, é possível fazer a locação dos pontos com maior precisão, aumentando a produção em campo na determinação de pontos no terreno com maior confiabilidade.
  gps geodésico
A tecnologia atual permite que qualquer pessoa possa se localizar no planeta com uma precisão nunca imaginada por navegantes e aventureiros há até bem pouco tempo.
O sofisticado sistema que tornou realidade esse sonho é chamado "G.P.S." – Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) – e foi concebido pelo Departamento de Defesa dos EUA no início da década de 60, sob o nome de “projeto NAVSTAR”. O sistema foi declarado totalmente operacional apenas em l995. Seu desenvolvimento custou 10 bilhões de dólares. Consiste de 24 satélites que orbitam a terra a 20.200 km duas vezes por dia e emitem simultaneamente sinais. Com o avanço tecnológico, e a necessidade de informações rápidas e precisas, foi necessário acompanhar as inovações do mercado, surgindo assim GPS Geodésico.

 

 
equipamentos